Orquestra Som da Vida – Recurso Próprio

A Orquestra

Nossa Orquestra teve início em 2010 a partir de algumas pessoas que mesmo sem a tradição ou referência de música na família ou comunidade inserida, se desafiaram a aprender a Linguagem Musical e o aprendizado de um instrumento.

Reunimos essas pessoas e começamos a ensinar a Linguagem Musical e incentivá-los a aprender algum instrumento de sopro ou cordas. Como o Projeto sempre foi voluntário em todos os sentidos, não tínhamos também instrumentos, e os músicos que estavam sendo treinados também não tinham o instrumento e no momento não tinham a devida condição em adquirir, ou ainda não se aventuravam a adquirir aguardando o resultado de seus aprendizados.

Numa iniciativa conjunta decidimos por localizar a disponibilidade e emprestar alguns instrumentos e seguirmos em frente nossos estudos e formação da Orquestra. Contando com alguns músicos da área rural do município que também se juntaram a nós para o aprendizado, finalizamos o ano com aproximadamente 12 Músicos e com a execução de algumas músicas e peças fáceis.

Foi também nesse ano que fizemos uma reunião, dando início a nossa Associação PreparARTE a partir de músicos da Orquestra e Amigos.

Em 2012 efetuamos nosso primeiro Musical de Natal com o título “Recebendo Jesus” que foi realizado na Igreja Evangélica Avivamento Bíblico em Rolim de Moura, com a participação de aproximadamente 26 Músicos. A partir dai sempre trabalhamos formando mais músicos, compondo partituras e fazendo participações tanto na igreja quanto em Recitais de Música, Musicais de Natal e também Casamentos.

Hoje contamos com 28 Músicos ativos, e já realizamos até o final de 2019, cinco musicais de Natal, sendo que nesses momentos de grandes eventos e apresentações sempre convidamos e damos liberdade para outros músicos da cidade fazer parte conosco.

Muitos músicos já adquiriram seus próprios instrumentos, porém temos ainda alguns instrumentos que usamos que são de empréstimos de outras instituições.

O Nome da Orquestra  “SOM DA VIDA” se deu a partir de reunião da Diretoria, a qual acatou o nome sugerido pelo Presidente em conjunto com o Coordenador, e o nome retrata o nosso desejo em vários sentidos:

  • Fazer música com Vida.
  • Trazer Vida pra quem nos ouve.
  • Promover Vida em meio ao caos.
  • Transmitir Vida, que é Jesus, principalmente nos Musicais de Natal.

                                                                                                      Amós de Barros Eler
Fundador e Coordenador